O rio Pelhe, que atravessa o parque em toda a sua extensão e contribui para a sua beleza e aprazibilidade, nasce numa encosta da freguesia de Portela, no município de Vila Nova de Famalicão e desagua no rio Ave, em Lousado. O ribeiro de Talvai, que atravessa esta cidade, desagua no rio Pelhe em pleno Parque da Devesa, perto da Central de Camionagem.
Desde que avançou para a construção do Parque da Devesa, concluída em Setembro de 2012, o executivo municipal famalicense assumiu a despoluição do rio Pelhe como um objetivo estratégico central da sua ação, tendo desenvolvido uma ampla campanha de sensibilização e de fiscalização junto da população e das indústrias da região, sobretudo as localizadas nas imediações da zona ribeirinha.
Com a abertura do Parque da Devesa, o rio Pelhe, durante muito tempo “esquecido”, foi devolvido aos famalicenses, assumindo-se como um elemento central do parque e, por arrastamento, da própria cidade. Em concreto, o trabalho da câmara municipal, incidiu na identificação de focos de poluição, na regularização de ligações ao saneamento de habitações, no desenvolvimento de uma campanha de sensibilização junto das empresas situadas na bacia do rio Pelhe, na remodelação de redes de águas residuais e na regularização de ligações de empresas ao SIRVA.
Entretanto, a Câmara Municipal vai manter e sempre que possível reforçar a campanha por uma natureza mais saudável e sustentável, alargando este trabalho a outros cursos de água que atravessam o território municipal.
A sensibilização ambiental da população quanto à importância dos sistemas húmidos e a recuperação e regeneração de habitats, que abrigam e alimentam uma grande variedade de espécies animais e vegetais, constituiu-se como um dos objetivos das ações de educação ambiental que se apoiam neste recurso natural.
Muito frequente nos rios e ribeiras da região, o moinho de rodízio que existia no local, há muito que tinha cessado a sua função, votado ao abandono e apresentando uma estrutura débil e insegura. Mantendo a sua conceção ancestral, é agora, numa versão contemporânea, um equipamento para uso exclusivamente pedagógico.