Notícias

Formação em Imersão na Floresta (Forest Bathing)

15.04.2025

Com a orientação de Carlo Bifulco, a Formação de Monitores em Imersão na Floresta, possibilita aprofundar os conhecimentos nesta área, permitindo aprender onde e como conduzir uma sessão de "Forest Bathing". Outro recurso desta formação, passa por descobrir como se conectar com a natureza de maneira a encontrar alívio das pressões da vida moderna, recuperar o sentido de equilíbrio e melhorar a própria saúde mental e física. A formação inclui muitas horas práticas nas quais os participantes irão experimentar em primeira mão o planeamento e desenvolvimento de uma sessão de imersão na floresta.

IMERSÃO NA FLORESTA / FOREST BATHING
Imersão na Floresta ou "Forest Bathing*" é muito mais que um passeio pela natureza. Derivado do termo Shinrin-Yoku, em japonês 森林浴, baseia-se numa prática de imersão na natureza, que tem como intuito atingir o equilíbrio físico e mental através de uma relação próxima com a mesma.
Diversos estudos e investigações, realizados um pouco por todo mundo (em especial no Japão), demonstram os benefícios desta prática para a saúde humana, tanto a nível fisiológico como psicológico. Durante o Forest Bathing, o nosso organismo está exposto aos arquétipos da paisagem, aos monoterpenos e aos iões negativos presentes nos ambientes naturais. De acordo com investigações realizadas, existe uma correlação positiva desta exposição com o crescimento da atividade das células NK (natural killer) do sistema imunológico, verificando-se uma redução da adrenalina, noradrenalina e cortisol no organismo. Os benefícios associados a esta prática são diversos, entre os quais é possível salientar a redução de sintomas como a ansiedade, a depressão, a raiva ou o stress, mas também uma melhoria da qualidade do sono e a redução da morbilidade e de doenças cardiovasculares.

PROJETO IMERSÃO NA DEVESA
Depois do sucesso da experiência em "Forest Bathing" em maio de 2024, e documentada em artigo no último Boletim Cultural, em que ficou comprovado que o Parque da Devesa tem potencialidades para este tipo de ação com impacto positivo no bem-estar dos participantes, avançou-se, em 2025, com o projeto IMERSÃO NA DEVESA.
Este é um projeto que pretende proporcionar experiências imersivas e de comunhão com a natureza no Parque da Devesa, e engloba a realização de sessões de Imersão na Floresta abertas ao público, bem como a organização de uma ação de formação teórico-prática para monitores de "Forest Bathing". As sessões serão dinamizadas pelo especialista em Forest Bathing Carlo Bifulco, doutorado em Engenharia Florestal e de Recursos Naturais, que monitorizou a sessão de 2024 acima referida.



FORMAÇÃO EM IMERSÃO NA FLORESTA

Objetivos:
Formar monitores de "Forest Bathing"/Imersão na Floresta, ou aprofundar os conhecimentos nesta área. Aprender onde e como conduzir uma sessão de Imersão na Floresta (Forest Bathing) de forma a obter os resultados, já cientificamente provados, de diminuição da pressão arterial, melhoria do humor, estimulação do sistema imunitário e redução do stress. Saber como conectar-se com a natureza de maneira a encontrar alívio das pressões da vida moderna, recuperar o sentido de equilíbrio e melhorar a própria saúde mental e física. A formação inclui muitas horas práticas nas quais os participantes irão experimentar em primeira mão o planeamento e desenvolvimento de uma sessão de imersão na floresta.

Público alvo:
Técnicos municipais ou profissionais da área da saúde, psicologia, bem estar, sensibilização ambiental, educação e turismo, e outros interessados, preferentemente com habilitações académicas a nível da licenciatura.

Calendarização (42h):
15, 16 e 17 de maio (quinta, sexta e sábado, entre as 9h00 e as 17h00)
29, 30 e 31 de maio (quinta, sexta e sábado, entre as 9h00 e as 17h00)

Monitor:
De nacionalidade italiana, Carlo Bifulco é doutorado em Engenharia Florestal e de Recursos Naturais (Lisboa, Portugal, 2015) e especialista em Soluções de Base Natural assim como de Forest Bathing. Breve curriculum: Professor Adjunto de Engenharia Natural (Soluções com Base Natural) do mestrado em Recursos Florestais na Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (2017- 2022). Diretor do Parque Nacional dos Monti Sibillini (2016-2020) e do Parque Nacional do Vesúvio (1997-2005). Membro do Comitê Técnico-Científico da Reserva Natural Estatal “Cratere degli Astroni” gerida pelo WWF Italia (1997-2005). Docente de Forest Bathing em cursos desenvolvidos pelas guias do Parque Nacional dos Monti Sibillini e da Reserva Natural Estatal “Cratere degli Astroni” (2022-2024). Docente de cursos de curta duração sobre as Soluções com Base Natural por: ICNF; Secretaria Regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas de Região da Madeira; Euroscut Azores; Universidade de Bari, Universidade de Porto. Investigador do Centro de Ecologia Aplicada Prof. Baeta Neves do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, Portugal. Investigador a tempo parcial do I.Pi.Ge.T.do CNR, Itália.


Condições de participação:
Valor: 300 euros (isento de IVA), sendo gratuito para colaboradores do Município de Vila Nova de Famalicão , desde que autorizado pelo respetivo superior hierárquico
Inscrição no formulário online em https://tinyurl.com/ImFloresta

Mais informações: parquedadevesa@famalicao.pt | 252 374 184 / 252 317 200

Newsletter Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si. Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas no Parque da Devesa.

Faça a sua
Avaliação do Parque

Clique Aqui