Local: Casa do Território
Hora: 16h30
Desde a inauguração do Parque da Devesa e abertura da Casa do Território é bem provável que, em alguma das visitas aí realizadas, se tenha cruzado com um pequeno expositor, colocado no corredor da entrada, com peças ou fragmentos de peças que vão mudando e despertando maior ou menor atenção.
Trata-se de uma atividade desenvolvida mensalmente pelo Gabinete de Arqueologia que consiste na seleção de um, ou vários materiais arqueológicos e, de forma contextualizada, os expõe. Inicialmente apelidada de “12 meses 12 peças” foi mudando, tal como os tempos, para “peça do mês da arqueologia” e atualmente “Arqueologia Destaca …”
Decorridos mais de 10 anos, do início desta atividade, suspensa apenas durante o confinamento, pretende-se reunir os 139 objetos ou conjuntos, numa só mostra, dando a conhecer os 13 sítios referenciados, o trabalho realizado na área da Arqueologia e a sensibilização para a proteção deste património, demonstrando o potencial arqueológico do território famalicense.
Ao visitar esta mostra, entre muitos outros materiais, pode deparar-se com uma chave de uma casa romana, uma foice encontrada no Castro das Ermidas, alfinetes do I Milénio a.C, tachas de sandálias romanas e contas de colar vindas do Mediterrâneo.
Ao longo do período de exibição haverá um programa de atividades dirigido a todos os públicos, com oficinas, visitas guiadas, lançamento de catálogo, atividades especificas para as escolas, etc.
Período de exibição: 8 de fevereiro a 30 de abril de 2024