Agenda

Atividades

16 novembro 2024

Conferências/Palestras

Conferência AMBIENTAR-SE: Alterações Climáticas - uma carta aos nossos filhos

Local: Casa das Artes
Hora: 14h00 - 18h30

A conferência Ambientar-se 2024 tem como tema um dos assuntos mais prementes deste século, as alterações climáticas. Esta é a segunda edição em formato conferência deste projeto, mas é já a 76ª sessão Ambientar-se, sessões que incluem a exibição de filmes ambientais e debate com especialistas e o público.

O objetivo principal desta conferência é sensibilizar para a necessidade de mudança de paradigma no modo de vida e nas políticas económicas que tanto impactam o ambiente, o clima e a vida das gerações presentes e futuras.
Na primeira parte será discutido o subtema da Energia, com o documentário da RTP "Planeta A - Alterações Climáticas e Energia" (2022, 50 min), seguido de intervenção e debate com representantes da cooperativas elétrica local CEVE e de energia renovável Coopérnico.
Na segunda parte, com o subtema da Água, o documentário "A Crise Mundial da Água" (“Explained: World's Water Crisis”), 2018, (19 min), da Vox/Netflix, dará o mote para o painel com a investigadora Sofia Domingues e Filipe Araújo da Silva do Conselho de Administração da Águas do Norte.
Para finalizar haverá uma conversa com Pedro Macedo, doutorado em Alterações Climáticas e Diretor do Centro do Clima da Póvoa de Varzim, e que se focará no papel essencial dos jovens no processo de transição.

A organização desta conferência é realizada em conjunto os parceiros Ambientar-se - o Município de Famalicão através da Equipa do Parque da Devesa e associações locais ligadas ao ambiente: AREA - Associação Amigos do Rio Este, Associação Famalicão em Transição, H2Ave - Associação Movimento Cívico para a Dinamização e Valorização do Vale do Ave, Vento Norte - Associação de Defesa do Ambiente e Ocupação dos Tempos Livres e YUPI - Associação para o Desenvolvimento Social e Comunitário, contando ainda com a colaboração da AVE - Associação Vimaranense de Ecologia, que dinamiza, desde 2013, as Ecorâmicas - Mostra de Cinema Documental sobre Ambiente e Sociedade (em Guimarães).

Inscrições gerais através do link: https://tinyurl.com/Ambientar-se
Inscrições para professoras/es e através da plataforma CFAEVNF para certificado ACD (ação de curta duração): https://www.cfaevnf.pt/course/3494


PROGRAMA

ABERTURA

14h00 – Receção dos participantes
14h15 - Boas vindas, Equipa Multidisciplinar de Gestão do Parque da Devesa
14h20 – Vídeo "Proteger nosso planeta, combater as mudanças climáticas" (2015)
14h25 – Abertura, Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos

1ª parte - ENERGIA

14h35 - Introdução ao tema, AVE – Associação Vimaranense de Ecologia
14h45 – Exibição do documentário “Planeta A - Alterações Climáticas e Energia" (2022)
15h35 - Debate com Ricardo Ferreira, Diretor da CEVE, e Carla Castelo da Coopérnico, moderação da Associação Famalicão em Transição

INTERVALO

16h05 - Coffee break

2ª parte – ÁGUA

16h35 - Introdução ao tema, H2AVE - Associação Movimento Cívico para a Dinamização e Valorização do Vale do Ave
16h45 - Exibição do documentário "A Crise Mundial da Água" (2018)
17h05 – Debate com a investigadora Sofia Domingues e Filipe Araújo Silva do Conselho de Administração da Águas do Norte, moderação da YUPI - Associação para o Desenvolvimento Local

3ª parte - CONCLUSÃO

17h35 – Vídeo "Uma carta aos meus filhos” (2024)
17h40 – Momento de transição, com Associação Vento Norte
17h50 – “Os Jovens não são o futuro” - Conversa de encerramento com Pedro Macedo do Centro do Clima da Póvoa de Varzim, moderação da AREA – Associação Amigos do Rio Este
18h20 – Encerramento, Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Hélder Pereira


CONVIDADOS

Sofia Domingues
Sofia Domingues é sócia e comunicadora na Hidroval, uma empresa especializada em bombagem de água. Tem uma vasta experiência de mais de 20 anos no setor científico e, mais recentemente, na gestão sustentável da água. Defensora da educação e do conhecimento como motores de mudança, a Sofia acredita que o sucesso empresarial só é possível em harmonia com o meio ambiente e a sociedade, promovendo sinergias e parcerias que beneficiem as gerações futuras.

Pedro Macedo
Doutorado em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável, membro do CHANGE - Instituto para as Alterações Globais e Sustentabilidade, Climate Reality Leader, co-fundador da Casa Comum da Humanidade, cooperante da Coopérnico, embaixador do Pacto Europeu para o Clima, Diretor executivo do Centro do Clima da Póvoa de Varzim. Possui 30 anos de experiência profissional na área da educação ambiental, planeamento territorial e mobilização cidadã, tendo facilitado iniciativas de sustentabilidade em mais de 60 comunidades.

Ricardo Ferreira
Ricardo Ferreira é formado em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, com especialização em Automação. Na Lactogal, Produtos Alimentares, integrou a equipa de manutenção da Unidade Fabril de Modivas, tendo mais tarde sido nomeado Responsável pela Automação. Colaborou em diversas empresas no âmbito das Smart Cities, no desenho da arquitetura de redes de comunicação, sensorização de espaços e integração de verticais, passando pela Gestão de Produto e assumindo, numa fase final, a Direção Geral para Portugal. É, desde abril de 2021, o Diretor Geral da Cooperativa Eléctrica do Vale D’Este.

Carla Castelo
Trabalha na Coopérnico, cooperativa de energias renováveis, em comunicação e gestão de projetos. Doutoranda de Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável (ICS-UL). Licenciada em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa, com pós-graduações em Comunicação Organizacional (ESCS-IPL) e Ciências e Tecnologias do Ambiente (FC-UL).
É cofundadora da Associação Evoluir Oeiras e membro da direção do Instituto José Tengarrinha. Prémio Tágides 2023 da All4Integrity, na categoria Iniciativa Local, e Prémio Nacional do Ambiente da CPADA, em 2014. Foi jornalista 27 anos, tendo acompanhado a área do ambiente entre 2000 e 2019.

Filipe Araújo da Silva
Filipe Araújo da Silva é licenciado em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Minho, e Master em Direção Comercial e Marketing pela Escola de Negócios CaixaNova. Ao longo de sua carreira profissional, colaborou como Repórter/Jornalista em diversas instituições de comunicação, incluindo a Univali Itajaí (Brasil) e a SIC Lisboa (Portugal). Exerceu igualmente as funções de Técnico de Apoio e Promoção do Empreendedorismo na Câmara Municipal de Vila Verde e de Gestor de Projetos e de Marketing no Instituto Empresarial do Minho. Desde 2017 que é Vogal Executivo do Conselho de Administração da Águas do Norte, S.A., sendo o responsável pelos pelouros de Gestão de Recursos Humanos, de Clientes e de Comunicação e Educação Ambiental.


PARCEIROS AMBIENTAR-SE

A iniciativa AMBIENTAR-SE é uma iniciativa da Câmara Municipal de V.N. de Famalicão, através da Equipa Multidisciplinar de Gestão do Parque da Devesa, em parceria com associações locais ligadas à temática do ambiente e sustentabilidade, que inclui a exibição de filmes ou documentários de cariz ambiental e tertúlia ou conversa com convidados especializados no tema. São parceiras neste projeto: a AREA - Associação Amigos do Rio Este, a Associação Famalicão em Transição, a H2Ave - Associação Movimento Cívico para a Dinamização e Valorização do Vale do Ave, a Vento Norte - Associação de Defesa do Ambiente e Ocupação dos Tempos Livres e a YUPI - Associação para o Desenvolvimento Social e Comunitário.

Rotativamente, cada associação é convidada a selecionar o filme e os respetivos convidados dinamizadores do debate, bem como a ser moderadora da sessão. Estas sessões acontecem no auditório da Casa do Território ou em sessões descentralizadas, designadamente em escolas e freguesias. Desde outubro de 2015 já foram realizadas mais de 70 sessões com mais 2200 participantes.

A partir de 2023, passou-se a realizar uma conferência anual, organizada por todos os parceiros locais, e ainda com a colaboração da AVE – Associação Vimaranense de Ecologia, promotora, desde 2013, do evento Ecorâmicas: mostra de cinema documental sobre ambiente e sociedade.

Associação de Defesa do Ambiente e Ocupação dos Tempos Livres – VENTO NORTE
A VENTO NORTE foi criada em 1996, está sediada em Vila Nova de Famalicão, e estatutariamente tem como objetivos a promoção da educação ambiental, a ocupação dos tempos livres dos jovens e a conservação da natureza. Através de uma variedade de atividades, como eventos de educação ambiental e conservação da natureza, e desportivos (e.g., montanhismo ou canoagem), a Vento Norte envolve pessoas de todas as idades, fomentando a participação ativa da população. Encontra-se inscrita no Registo Nacional de Associações Juvenis e está associada à Federação Regional de Associações Juvenis. A Vento Norte é filiada também, desde 2000, na Federação Portuguesa de Campismo e Caravanismo.
Site: https://www.ventonorte.com/
Contacto: geral@ventonorte.com

AREA – Associação Amigos do Rio Este
A Associação Amigos do Rio Este foi fundada em 1996, com sede em Nine, com o objetivo de defender o ambiente e promover a despoluição, proteção e dinamização do Rio Este.
A associação tem realizado diversas ações de sensibilização, palestras, debates, operações de limpeza do rio e espaço envolvente, além de sessões culturais como concertos.
Entretanto, no seu percurso, a Associação passou orientar-se também com a questão dos plásticos, principalmente com o seu efeito nocivo (microplásticos), na vertente ambiental (inclusive nos oceanos) e do consumo, com a proteção das espécies, destacando as aves, o lobo, o polvo, pinguins…
Site: https://amigosrioeste.wordpress.com/
Contacto: amigosdorioeste@gmail.com

Associação Famalicão em Transição
A Associação Famalicão em Transição sucede ao Grupo Famalicão em Transição, desde 2011, e foi formalmente criada em 2016. Esta associação tem como objetivos: Mudar progressivamente os comportamentos no sentido de uma vida mais sustentável e em sintonia com a natureza e a comunidade; Promover a reflexão e consciencialização sobre a necessidade de contribuir individualmente e em comunidade para um futuro sustentável e resiliente, e para a preservação da natureza e qualidade ambiental; Promover e envolver a população local em atividades destinadas a fornecer ferramentas e conhecimentos sobre vivências mais sustentáveis e menos consumistas, contribuindo para a relocalização da economia; Fomentar a partilha e a inclusão de todas as faixas etárias e sociais da comunidade de forma ativa, criativa, contributiva e dignificante.
Site: https://famalicaomelhor.blogspot.com/
Contacto: famalicaom@gmail.com

H2AVE - Associação Movimento Cívico para a Dinamização e Valorização do Vale do Ave
Sediada em Riba de Ave, a H2Ave tem por objeto social: a promoção ambiental, a dinamização de toda a zona envolvente do Rio Ave, assentes numa política ambiental sustentável, assegurando uma cuidada harmonia entre o meio Ambiente, as Populações e o seu desenvolvimento socioeconómico, alcançando assim elevados níveis de qualidade de vida e bem-estar, através da criação e promoção de atividades conducentes à proliferação de boas práticas ambientais; da defesa dos superiores valores ambientais junto das populações envolventes do Rio Ave, assumindo um papel reivindicativo junto dos órgãos competentes, e denunciando quaisquer práticas danosas e/ou criminosas para o Ambiente; da dinamização social, cultural, desportiva e económica em torno dos recursos ambientais envolventes do Rio Ave; da assunção de um papel mais interventivo junto dos Órgãos do Poder Público, estabelecendo-se como catalisador de projetos e como parte nos processos de identificação de zonas fluviais e intervir e/ou promover; e da promoção de uma cooperação interinstitucional, a todos os níveis da Sociedade Civil, de forma a dinamizar e valorizar toda a zona envolvente do Rio.
Site: https://www.facebook.com/p/H2AVE-100067174867468/
Contacto: h2ave.amc@gmail.com

YUPI - Associação para o Desenvolvimento Local
A YUPI (Youth Union of People with Initiative) nasceu a 15 setembro 2008 por um grupo de jovens em Vila Nova de Famalicão com a missão de empoderar a juventude para uma cidadania ativa e responsável na construção de uma sociedade mais tolerante, inclusiva e sustentável. Através de programas de educação não formal, voluntariado local e internacional e oportunidades de mobilidade internacional (como intercâmbios, formações e campos de trabalho), pretendemos contribuir para uma maior consciência do papel dos jovens (e de todos!) para a cooperação entre culturas, inclusão, tolerância perante a diversidade e sustentabilidade ambiental, em linha com os Direitos Humanos e a Educação para a Cidadania Democrática.
Site: https://www.yupi.pt/ | Instagram: yupi_pt
Contacto: geral@yupi.pt

AVE - Associação Vimaranense para a Ecologia
A AVE é uma associação de direito privado com fins não lucrativos sediada em Guimarães, com o seguinte objeto social: - Defesa e promoção de um melhor ambiente natural e construído, na procura de um desenvolvimento equilibrado e sustentado, através da informação, debate e divulgação de ações que visem a resolução de questões ambientais. A AVE é membro da CPADA – Confederação portuguesa das associações de defesa do ambiente desde 2004.
Site: https://ave-ecologia.org/
Contacto: ave.ecologia@gmail.com

Equipa Multidisciplinar de Gestão do Parque da Devesa
A Equipa de Gestão do Parque da Devesa (EMGPD) é um serviço da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e foi constituída em janeiro de 2014. Tem como missão proporcionar aos munícipes e visitantes a fruição da natureza no espaço territorial designado por Parque da Devesa, contribuindo para o seu bem-estar e sensibilização para a proteção dos recursos naturais, através da dinamização de atividades que promovam o aumento da biodiversidade, a alteração de atitudes e comportamentos, e que disseminem boas práticas ambientais.
Site: https://www.parquedadevesa.com/
Contacto: parquedadevesa@famalicao.pt | 252 374 184

Newsletter Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si. Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas no Parque da Devesa.

Faça a sua
Avaliação do Parque

Clique Aqui