Os visitantes do Parque da Devesa, em Vila Nova de Famalicão, têm ao seu dispor um novo instrumento digital que lhes permite fazer visitas guiadas ao parque, ao ritmo de cada um. O audioguia para smartphones e tablets dá a conhecer a história e a identidade de vários locais em seis línguas diferentes, ao longo de 15 postos promovendo o conhecimento e o interesse turístico-cultural.
A colocação deste novo instrumento de promoção turística e cultural tem como principal objetivo “dar a conhecer esta área constituída por cerca de vinte e sete hectares e que era originalmente um terreno agrícola ocupado por grandes quintas e atravessado por um rio”, explica a propósito o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha. E acrescenta: “Com a criação do parque da Devesa, inaugurado em 2012, muitos espaços mantiveram-se fieis à sua origem, outros foram reabilitados e adaptados a novas funções e outros foram criados, é esta conjugação de locais com uma forte componente histórica e identitária, que conservam ainda algumas marcas do passado, que apresentamos aos visitantes através deste novo instrumento digital”.
Os audioguias podem ser descarregados para o telemóvel através da aplicação Google Play. Os vários postos apresentam o Parque da Devesa de uma forma geral, o Rio Pelhe, a escultura “Verticalidade”, o restaurante e a cafetaria, os serviços educativos, o anfiteatro, a casa do território, a reconstituição dos banhos castrejos, o marco miliário, o moinho, a escultura “surge et ambula”, o lago, o pontão de Antas, o portal da quinta de vilar e as hortas urbanas.
Refira-se que a colocação do audioguia na Devesa surge na sequência da adesão do município de Vila Nova de Famalicão à plataforma nacional Audite (audioguias online) que possibilita a realização de visitas guiadas a vários locais de referência no país, como o Museu do Oriente, o Portugal dos Pequenitos, entre outros.